Três mísseis russos atingiram esta quarta-feira um edifício residencial na baixa da cidade ucraniana de Chernihiv, avança a AP, citando as autoridades locais.
O ataque ao prédio de oito andares fez pelo menos onze mortos e 22 feridos, adiantou o Ministério da Administração Interna da Ucrânia na rede social X. Há ainda três pessoas desaparecidas e várias pessoas presas nos escombros.
As imagens partilhadas pelas autoridades ucranianas mostram as equipas de socorro no local à procura de pessoas presas nos escombros.
O Presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy pediu determinação e mais apoio dos aliados no Ocidente, lamentando as consequências do ataque em Chernihiv.
“Isto não teria acontecido se a Ucrânia tivesse recebido equipamento de defesa aérea suficiente e se a determinação do mundo para combater o terror russo tivesse sido suficiente”, escreveu Zelenskyy no Telegram. A mesma mensagem foi depois partilhada na rede social X.
O chefe de Estado também indicou que é provável que o número de mortos venha a aumentar. As primeiras informações das autoridades ucranianas davam conta de pelo menos oito mortos, mas o número foi revisto entretanto.
Chernihiv fica a cerca de 150 quilómetros da capital ucraniana, perto da fronteira da Ucrânia com a Rússia e a Bielorrússia. Tem cerca de 250 mil habitantes.
Fonte: Euronews