Cerca de 2000 famílias com baixa renda da região Santiago Norte vão beneficiar da pensão social, do regime não contributivo, dos 3.000 que vão ser atribuídos em todo o País no âmbito do Orçamento do Estado para 2023. O governante afirma que o OE 2023, traz consigo, uma novidade no que tange ao aumento das famílias beneficiadas.
O anúncio foi feito pelo ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, em declarações à imprensa, no final da visita que realizou na manhã de hoje ao município de São Salvador do Mundo, no interior de Santiago, para se inteirar da implementação do Projecto Inclusão Produtiva.
O governante aproveitou a sua estada para socializar e anunciar as medidas sociais contempladas no OE ́ 2023, que irão beneficiar directamente as famílias mais vulneráveis, com destaque o aumento do número de pensionistas do regime não contributivo, ou seja, 3.000 novos beneficiários. Segundo Fernando Elísio Freire, o orçamento de Estado para 2023 traz consigo uma novidade:
Conforme explica, a inclusão dos 3.000 novos pensionistas no regime não contributivo, vai resolver todas as pendências em todo Cabo Verde”, acrescentando que a pensão social vai ser atribuída às pessoas com mais de 60 anos que não têm nenhum tipo de rendimento ou prestação social, às pessoas com deficiência e às crianças das famílias sem condições económicas.
Por isso, acrescentou que com tal medida o Governo vai conseguir tirar da extrema pobreza 1.287 famílias, representando mais de 40 por cento (%) do global das 3.000 pensões que vão atribuir em 2023 em todo o País.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver