UNI-CV LANÇA LIVRO “TERRAS NEGRAS NOS DOIS LADOS DO ATLÂNTICO”

A Universidade de Cabo Verde, acolheu hoje, o lançamento do livro “Terras Negras nos dois lados do Atlântico: quem são os proprietários? Estudo comparado- Cabo Verde/Brasil”, da professora e investigadora da Universidade Federal do Paraná, Carolina dos Anjos Oyamade, que contará com a apresentação do professor José Carlos Gomes dos Anjos.

O livro pretende analisar os processos sociais que facilitavam a ascensão dos camponeses negros para proprietários nos contextos pós-coloniais e, desta maneira, abrir uma reflexão e um debate profícuo sobre como os rendeiros (Cabo Verde) e os quilombolas (Brasil) não subiam facilmente para a posição de proprietários.

Os argumentos estão ligados a elementos raciais, étnicos e políticos que envolvem as zonas de São Salvador do Mundo (Cabo Verde e Canguçu, Quilombo Maçambique (Brasil) por serem localidades que partilham uma história de trabalhos subalternos por proprietários brancos.

Carolina dos Anjos é professora e investigadora com experiência na área de Diversidade Étnico-Racial, com ênfase em Comunidades Tradicionais, atuando em temas como: quilombos, regularização fundiária, educação escolar quilombola, territorialização étnica, campesinato cabo-verdianos, bem viver e povos tradicionais. 

Fonte: Uni-CV // Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *