8ª REUNIÃO ANUAL DAS REDES REGIONAIS DE SAÚDE ANIMAL DA CEDEAO

Cabo Verde acolhe de hoje a 23 de setembro de 2022, a 8ª Reunião Anual das Redes Regionais de Saúde Animal (RAHN) da CEDEAO. A Reunião Anual das Redes de Saúde Animal CEDEAO, é institucionalizada e organizada pelo Centro Regional de Saúde Animal em colaboração com a FAO, Ua-Bira e seus parceiros.

A reunião de 2022 centra-se no tema: “Horizonte 2030: situação, desafios e perspetivas para a erradicação da Peste dos pequenos Ruminantes e da Raiva e o controlo da febre aftosa e da peripneumonia contagiosa bovina, doenças animais prioritárias no espaço da CEDEAO”.

O objetivo principal é fazer um balanço do estado de progresso dos países membros da CEDEAO no processo de erradicação ou controle da PPR, raiva, febre aftosa (FA) e CBPP e monitorar a implementação dos planos de ação para a RESEPI e RESOLA.

Este ato foi co-organizada por especialistas da CEDEAO sob a presidência da Comissária da CEDEAO para Assuntos Económicos e Agricultura, Massandje Touré-Litsé, com os seus parceiros da União Africana, FAO, OMSA, Brooke WA, na presença dos dirigentes dos Estados membros e dos presidentes das ordens nacionais de veterinários.

Essa reunião  foi organizado em duas fases, nomeadamente (i) uma primeira fase de três dias durante os quais as redes (RESEPI, RESOLAB e CVO) trabalharão sobre temas específicos relacionados com os objetivos de 2030 e em torno de quatro doenças prioritárias: PPR, Raiva, CBPP e febre aftosa, e (ii) uma segunda fase de dois dias que irá explorar os resultados da primeira consulta para além das conclusões das reuniões do Grupo de Coordenação Regional de Incidentes (GCI) para a África Ocidental sobre gripe aviária de alta patogenicidade como base de discussão para identificar soluções para os principais problemas identificados.

Fonte: ARAA/CEDEAO // Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *