LUXEMBURGO TERÁ UM EMBAIXADOR RESIDENTE EM CABO VERDE

O grão-duque Henri de Luxemburgo anunciou que o seu país decidiu ter uma presença diplomática em Cabo Verde, a partir do outono, com um embaixador residente no arquipélago, reforçando as relações entre os dois países. O anúncio foi feito durante uma declaração na noite de terça-feira em Luxemburgo.

 “É com grande prazer que comunico que o Luxemburgo decidiu elevar o nível da sua presença diplomática em Cabo Verde. A partir deste outono, nossa missão diplomática estará sob a responsabilidade de um embaixador residente. Nossos laços directos e nossa amizade serão fortalecidos”, declarou.

Segundo o grão-duque Henri, para o Luxemburgo, a União Europeia é o seu quadro de referência e que na parceria especial com Cabo Verde, desde o início o Luxemburgo tem estado empenhado em garantir que a mesma traga resultados tangíveis em termos de política externa e de segurança.

O monarca não se esqueceu de referir que o Conselho Nacional da Mulher do Luxemburgo, organização que tem como principal objectivo promover a igualdade entre mulheres e homens, tem uma presidente de origem cabo-verdiana, exemplos que para ele “ilustram essa bela integração”.

Nesta visita de três dias ao Grão-Ducado do Luxemburgo, José Maria Neves faz-se acompanhar de uma delegação governamental, municipal e empresarial, como o ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Rui de Figueiredo Soares, o ministro das Comunidades, Jorge Santos, e o ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro.

Fonte: EI // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *