PM ANUNCIA ACELERAÇÃO DA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

A aceleração da transição energética ganhará forte impulso com a criação e aumento da capacidade de armazenamento de energia. Esta garantia foi dada pelo Primeiro-Ministro, José Ulisses Correia e Silva, na abertura do debate parlamentar na segunda sessão do mês maio da Plenária da Assembleia Nacional.

Ao apontar alguns factores que colocaram a nu a dependência de Cabo Verde aos choques externos derivados da sua dependência, em cerca de 80 por cento, das energias fosseis, o primeiro-ministro assegurou que a aposta do país deve ser na aceleração da transição energética que, para Ulisses Correia e Silva, é assim um imperativo. Desta forma, e assim, o Chefe do Governo, reiterou a forma, bem como, a perspectiva como irá ser abordada a aceleração da transição energética.

A este propósito, o chefe do executivo falou do trabalho que está a ser feito para a criação de um quadro institucional, legal e regulamentar adequado, uma estratégia de médio e longo prazo para garantir segurança, continuidade e sustentabilidade dos serviços e tarifas competitivas.

A aceleração da transição energética ganhará forte impulso com a criação e aumento da capacidade de armazenamento de energia, no entendimento do chefe do Governo, passa por elevados investimentos.

O reforço da eficiência energética, no entendimento do governo cabo-verdiano, é uma das componentes importantes da aceleração da transição energética. Para isso anunciou um Novo Centro Nacional de Despacho, Sistema SCADA e Contadores Inteligentes, A substituição de lâmpadas convencionais por LED nos pontos de iluminação pública, a substituição dos painéis do parque Solar de Palmarejo por outros mais eficientes, e por fim a massificação da microprodução.

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *