AFEGANISTÃO: ONU e ONG LANÇAM PLANOS PARA AJUDAR 28 MILHÕES DE PESSOAS

A ONU e organizações não-governamentais lançam, terça-feira, planos conjuntos de ajuda humanitária de emergência a 22 milhões de pessoas no Afeganistão, a 5,7 milhões de afegãos deslocados e às comunidades locais que os acolhem em cinco países vizinhos.

A ONU e ONG lançaram hoje planos conjuntos de ajuda humanitária, com objetivo de acelerar o fornecimento de ajuda alimentar e agrícola vital, serviços de saúde, medicação contra a subnutrição, abrigos de emergência, acesso a água e saneamento, proteção e educação de emergência.

O Afeganistão está se tornando uma das piores crises humanitárias do mundo. Após 40 anos de guerra, que resultou em um declínio económico e aumento da pobreza, as pessoas afegãs, em 2021 enfrentaram a intensificação do conflito, a pior seca dos últimos 27 anos e uma profunda instabilidade política.

Sem apoio, dezenas de milhares de crianças correm o risco de morrer de subnutrição, devido ao colapso dos serviços de saúde básicos.

Mais de 2,2 milhões de refugiados registados e quatro milhões de afegãos de diferentes classes sociais foram acolhidos nos países vizinhos, uma situação que está a pôr à prova duramente as capacidades das comunidades que os acolhem, que também precisam de apoio.

 

Os planos de ajuda humanitária terá início às 11:30 locais e será transmitido pela Web TV da ONU.

Fonte: LUSA

PARTILHA
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *