AJOC CONGRATULA-SE COM DESBLOQUEIO DE VERBAS PARA RÁDIOS

A Associação Sindical dos Jornalistas De Cabo Verde congratulou-se com a decisão do governo de desbloquear quase oito mil contos para pagamento de incentivos a 22 rádios do país. Geremias Furtado espera que as entidades patronais saibam cumprir com a sua parte no que toca à criação de melhores condições para os profissionais de comunicação social.

Num comunicado do sindicato lê-se que foi com enorme satisfação que a AJOC tomou  conhecimento da decisão do Governo em desbloquear quase oito mil contos para pagamento de incentivos a 22 rádios comunitárias, regionais e nacionais. O comunicado avança ainda que o sindivato quer aproveitar a oportunidade para congratular o governo por esta iniciativa e por cumprir parte daquilo que foi prometido aos órgãos de comunicação social privados, que tanto precisam deste incentivo vital para o exercício livre da sua actividade.

Aos órgãos de comunicação social privados, a AJOC apela ao bom uso desta verba e que os resultados se reflictam na melhoria de condições de trabalho e salariais dos jornalistas.

O sindicato acredita que o governo, enquanto gestor do Estado de Cabo Verde, cumpriu o seu papel no que toca à melhoria das condições para que os órgãos de comunicação possam funcionar de forma livre e democrática, levando as com isenção e imparcialidade, dando voz à população.

No comunicado, a AJOC frisa que a crise do financiamento tem contribuído para a não contratação de jornalistas e a prática de um salário baixo e relembra que, nestes órgãos, os jornalistas recebem cerca de vinte mil escudos mensais, o que não dignifica em nada a função que desempenham, acabando por transformar-se num risco, ao colocar o grupo nas mãos dos patrões.

Fonte: Expresso das Ilhas // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *