Após ter rejeitado a proposta de solução para a questão do Kosovo apresentada pelos negociadores da União Europeia, o presidente da Sérvia, Aleksander Vucic, fez na Assembleia-geral da ONU o paralelo entre a independência do Kosovo e a atual apropriação russa de terras na Ucrânia.
“Pedimos uma resposta clara à pergunta que tenho vindo a fazer aos meus interlocutores, líderes de muitos países durante anos. Qual é a diferença entre a soberania e a integridade territorial da Ucrânia, e a soberania e a integridade territorial da Sérvia, que foi grosseiramente violada e à qual deram reconhecimento e legitimidade internacional, pelo menos alguns de vós? Nunca ninguém deu uma resposta racional a esta pergunta”.
Qual é a diferença entre a soberania e a integridade territorial da Ucrânia, e a soberania e a integridade territorial da Sérvia, que foi grosseiramente violada e à qual deram reconhecimento e legitimidade internacional? – Aleksander Vucic
As pressões para que a Sérvia tome medidas sobre o Kosovo e corte os laços com a Rússia estão a crescer. O presidente francês, Emmanuel Macron, disse que ninguém pode ser neutro nestas circunstâncias históricas.
Aqueles que quiserem imitar o combate dos países não-alinhados recusando assumir uma posição clara estão enganados e assumem uma responsabilidade histórica. – Emmanuel Macron
Na semana passada Belgrado rejeitou um roteiro de 10 anos para o reconhecimento do Kosovo posto em cima da mesa pelo enviado especial da UE, Miroslav Lajcak e os seus conselheiros franceses e alemães.
Fonte: Euronews