ALEMANHA PREPARA O MAIOR PACOTE DE AJUDA MILITAR À UCRÂNIA

O Ministério da Defesa da Alemanha anunciou um novo pacote de ajuda militar à Ucrânia, avaliado em 2,7 mil milhões de euros. O apoio incluirá veículos de combate, tanques e sistemas de defesa aérea.

Na véspera de uma possível passagem de Volodymyr Zelenskyy por Berlim, a Alemanha anunciou um novo pacote de ajuda militar à Ucrânia.

O plano está avaliado em 2,7 mil milhões de euros, o maior montante alguma vez doado pelo governo alemão desde a invasão russa. A ajuda militar em preparação inclui 30 tanques Leopard-1 A5 adicionais, 20 novos veículos blindados Marder e uma centena de outros veículos blindados de menor dimensão, 200 drones de vigilância, quatro novos sistemas de defesa antiaéreos Iris-T e as respetivas plataformas de lançamento, numerosos mísseis de defesa antiaérea, 18 canhões Howitzer e munições.

“Todos desejamos o fim desta guerra atroz da Rússia contra o povo ucraniano, mas infelizmente não está à vista. É por isso que a Alemanha vai prestar toda a ajuda possível durante o tempo que for necessário”, afirmou, numa declaração, o ministro da Defesa, Boris Pistorius.

Alvo de críticas, especialmente no leste da Europa, pela contida ajuda militar à Ucrânia, Berlim tem vindo, nos últimos meses, a intensificar o apoio ao esforço de guerra pedido por Kiev.

Fonte: Euronews

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *