O psicólogo e responsável pelo único Centro de Atendimento Psicológico CAP, na Praia , Jacob Vicente, chamou hoje atenção das autoridades para o aumento do número de casos de pessoas com Síndrome de “Burnout” em Cabo Verde. A mesma fonte fez o balanço do atendimento das pessoas nesta instituição em 2024, indicando que nesse ano esta doença esteve no topo das doenças mentais que mais foram diagnosticadas no CAP.
A Síndrome de Burnout, também conhecida como síndrome do esgotamento profissional, explicou, é um estado de esgotamento físico, emocional e mental causado por estresse prolongado ou excessivo, especialmente no ambiente de trabalho.
Carga de trabalho excessivo, dinâmica de trabalho desafiadora, falta de reconhecimento e de equilíbrio entre o trabalho e vida pessoal, ambiente de trabalho tóxico, problemas pessoais, são factores que podem causar este fenómeno.
Em relação aos sintomas destacou o problema de ansiedade e depressão, baixa auto-estima e insegurança, problemas de sono, isolamento, dores de cabeça e musculares, entre outros sintomas.
O problema do consumo exagerado do álcool, depressão, problema de automutilação entre os jovens, ansiedade, constituem também outras doenças da saúde mental que foram diagnosticadas neste serviço no ano passado.
O especialista avançou que a instituição atendeu mais de três mil pacientes a nível nacional e alguns também que residem na diáspora, considerando que as diferentes doenças da saúde mental no país são “preocupantes”, sobretudo, a depressão, ansiedade e Síndrome de Burnout.
Fonte: Expresso das Ilhas // Ad: Redaçao Tiver