A Fauna & Flora, organização internacional não governamental com sede em Cambridge, Inglaterra, reforça a sua presença em Cabo Verde, com a abertura de um escritório em São Vicente, ainda este mês. A Informação foi avançada por Mariana Carvalho, gestora sénior do programa para São Tomé e Príncipe e Cabo Verde.
A responsável explica que o objectivo é canalizar apoios mais substanciais para fortalecer a sociedade civil e manter uma proximidade maior com os parceiros locais, através da coordenação de projectos de conservação de espécies e ecossistemas ameaçados, tal como faz em várias partes do mundo.
A Fauna & Flora, presente em mais de 40 países, está instalada em São Vicente desde Março, num espaço cedido pelo parceiro ONG Biosfera. A mudança para um escritório próprio deverá ocorrer ainda este mês.
Mariana Carvalho destacou que a Fauna & Flora Internacional não tem como objetivo trabalhos de campo realizados ou sobrepor as atividades já realizadas por seus parceiros. O papel da organização é facilitar a articulação entre os diferentes atores em nível nacional. Ela ressaltou que, devido às características e acessibilidades específicas das ilhas, a presença de um escritório e de uma equipe dedicada à gestão do consórcio, bem como à organização de informações, dados e comunicação, contribui significativamente
A Fauna & Flora está no país há mais de uma década, tendo iniciado o seu trabalho com a Fundação Maio Biodiversidade, a primeira organização parceira no arquipélago. Janete Agues, directora executiva da ONG, considera que a presença física da organização internacional facilita tanto a implementação de projectos como o acesso a fundos internacionais.
A missão da Fauna & Flora é conservar espécies e ecossistemas ameaçados em todo o mundo, adoptando soluções sustentáveis, baseadas em ciência sólida e tendo em conta as necessidades das comunidades locais.
Fonte: Expresso das Ilhas // Ad: Redação Tiver