APOIO JAPONÊS GARANTE ALIMENTOS A CANTINAS ESCOLARES

O Governo japonês formaliza a entrega de alimentos a Cabo Verde, no valor de cerca de 27 mil contos, através do Programa Alimentar Mundial. Este apoio vai reforçar das cantinas escolares, anunciou o executivo cabo-verdiano.

De acordo com fonte do Governo, esta “ajuda alimentar adicional” do Japão insere-se no programa iniciado pelo gabinete para a África Ocidental do PAM, de assistência às crianças afetadas pela crise nas escolas cabo-verdianas e será entregue diretamente à Fundação Cabo-verdiana de Ação Social e Escola (FICASE), na Praia.

Segundo o Governo, o objetivo é “reforçar as cantinas escolares nacionais”, acrescentando que este apoio, no valor de cerca de 27 mil contos reforçará a “resposta aos desafios ligados a Segurança Alimentar e Nutricional”, contribuindo “para o aumento da disponibilidade de refeição quente nas escolas de todo o país”.

O PAM voltou a Cabo Verde em setembro, 12 anos depois, para financiar com 1,5 milhões de euros o programa nacional de alimentação escolar, que a instituição iniciou em 1979 e que descreve como um dos melhores em África.

Em causa está um acordo com aquela agência das Nações Unidas, formalmente assinado naquele dia com o Governo cabo-verdiano, em que o PAM se compromete a disponibilizar, durante seis meses, alimentação a 89.715 alunos do pré-escolar, primário e secundário de 788 escolas, através do programa nacional de cantina escolar e durante o período de férias escolares, para mitigar as dificuldades financeiras do Estado, face à crise económica provocada pela covid-19 e inflacionista decorrente da guerra na Ucrânia.

Fonte: Lusa // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *