APRESENTAÇÃO DOS PROJECTOS DA CIDADE VELHA

Acontece hoje, no Centro Cultural da Cidade Velha, a apresentação dos projectos de Musealização das Ruínas da Igreja de Nossa Senhora da Conceição e Reabilitação do Forte de São Veríssimo.

O projecto da reabilitação do Forte de São Veríssimo está a ser financiado pelo Fundo Mundial para o Património Africana, uma organização intergovernamental criada em 2006 para apoiar a conservação e protecção efectiva do património cultural e natural de excecional valor universal em África, no valor de quinze mil dólares (US$ 15.000) para o projecto de reabilitação e recuperação das Ruínas do Forte de São Veríssimo.

O foco é recuperar todos os elementos da paisagem histórica, conferindo-lhes novos usos e permitir o acesso de forma equitativa dos usuários em geral e da população em particular.

O projecto irá ser concebido em quatro fases: Actividades de sensibilização e mobilização, com ações de educação patrimonial; Prospecção arqueológica no interior e no redor do Forte de São Veríssimo; Consolidação das estruturas do Forte; E musealização do bem reabilitado e implementação de uma gestão sustentável.

Esses projectos irão permitir a conservação, salvaguarda e promoção dos monumentos do sítio património mundial, permitindo assim uma compreensão fidedigna da sua história, bem como gerar empregos através de espaços de qualidade como um produto turístico de excelência através de políticas públicas que traduzirão na melhoria de condições de vida da comunidade.

A apresentação destina-se aos técnicos da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago e será realizada pelo arquitecto e técnico do IPC, Adalberto Tavares.

Fonte: MCIC // Redação Tiver

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.