Cabo Verde acolheu hoje, pela primeira vez, a oitava Assembleia Geral do Comité Comunitário da CEDEAO para metrologia. A reunião permitiu o lançamento do programa de comparação entre o instituto Alemão de Meteorologia BTB e a CEDEAO para o período 2023/2026.
Cabo Verde conclui este ano, um planeamento estratégico, que permite que o sistema de qualidade e os seu subsistemas são considerados transversais e tidos como forma de suportar as atividades dos operadores económicos. Hoje em dia, a metrologia apresenta um papel fundamental nas transacções comerciais, protecção dos consumidores e prevenção de medidas incorrectas conforma explicou Ana Spencer, presidente do conselho directivo do IGQPI.
A sua acção é abrangente em diversas áreas, como segurança, protecção do ambiente e saúde, é nesse sentido que a metrologia é considerada crucial na defesa do consumidor e no desenvolvimento económico e social dos países.
A maneira que cada país da CEDEAO trabalha para ter sustentabilidade não é igual, como é o caso de Cabo Verde e Guiné, que utilizam técnicas diferenciadas e logo as meteorologias devem ser diferentes, independentemente da sua realidade.
É de realçar que a infra-estrutura meteorológica deve estar preparada para antecipar a evolução da sociedade e estar pronta para oferecer serviços competentes de acordo com as necessidades do país.
Redação Tiver