As vereadoras responsáveis pelas áreas sociais dos municípios de São Lourenço dos Órgãos e São Miguel garantem que as autarquias estão comprometidas com a terceira idade nesses concelhos do interior de Santiago. Esta declaração foi feita à imprensa no decorrer de algumas atividades organizadas pelas duas autarquias e que decorreram no município de São Lourenço dos Órgãos para assinalar o Dia Internacional dos Idosos.
Da parte do município anfitrião, a vereadora responsável pelo pelouro dos recursos humanos e igualdade de género, Vera Afonso, considerou que algumas vezes tem havido falhas em relação aos cuidados com os idosos, mas garantiu que a autarquia está a fazer de tudo para que os idosos estejam mais saudáveis, tentando estar sempre presente, com cuidadores que fazem visitas domiciliar.
Segundo a mesma fonte, decidiram reuni-los num único local por uma questão de saúde e de forma a promover encontros, convívios, fazendo com que tenham mais alegria e desviando-lhes assim da rotina diária.
Por seu turno, a vereadora responsável pelo Pelouro da Família e Inclusão Social, Cesaltina Ribeiro, sublinhou que os municípios estão unidos nesta causa, e que no município de São Miguel a terceira idade é prioridade da autarquia, que trabalha muito de perto com idosos de todos os recantos do município.
Este convívio, conforme sustentou, serviu para proporcioná-los um dia diferente, conhecendo um outro município, mas também partilhando ideias com pessoas da mesma geração, só que de realidades diferentes.
A nível de proximidade com os idosos, Cesaltina Ribeiro informou que há equipas que fazem visitas domiciliares, não só para apoiá-los na questão da higiene pessoal, mas também na convivência e mesmo para apoiá-los como família, ressaltando que há alguns que vivem em situação de isolamento e são os cuidadores que têm o papel de fazê-los companhia.
Quanto a pensão que os idosos recebem e que alguns dizem ser muito pouco, a vereadora informou que no município de São Miguel, neste momento, contam com mais de mil idosos que beneficiam da pensão social, mas que, no entanto, a autarquia possui a preocupação de analisar caso a caso, a cada situação, e caso percebam que tem a necessidade de fazer um acréscimo este é feito.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver