AVIÃO RUSSO FORÇA EUA A ABATER DRONE NO MAR NEGRO

Um avião de combate russo forçou, esta terça-feira, a queda de um drone de vigilância militar norte-americano no Mar Negro. Moscovo nega o sucedido. Mas EUA convocaram embaixador russo no país para esclarecimentos.

Um caça SU-27 da Força Aérea russa colidiu, esta terça-feira (14.03), com um ‘drone’ dos Estados Unidos, num incidente sobre águas internacionais no Mar Negro, de acordo com as Forças Armadas norte-americanas.

Segundo informou o comando europeu dos EUA em comunicado, o incidente ocorreu às 7h03 quando o seu drone realizava uma operação de rotina e foi intercetado e atingido por um de dois caças russos que voavam na área, o que obrigou as forças americanas a fazê-lo cair em águas internacionais.

O comandante das forças norte-americanas na Europa, James Hecker, acusou os dois aviões russos de terem feito uma manobra “pouco profissional”, garantindo que os Estados Unidos e os aliados “continuarão a operar no espaço aéreo internacional”.

“Este incidente demonstra falta de competência, além de ser inseguro e pouco profissional”, disse Hecker, explicando que antes da colisão os aviões russos largaram combustível e voaram na frente do ‘drone’ de “forma imprudente”.

No seguimento deste incidente, os Estados Unidos fizeram saber que convocaram o embaixador russo para debater o sucedido.

Por sua vez, o Ministério da Defesa russo negou que os caças russos tenham atingido o drone norte-americano. Segundo o governo de Moscovo, o drone caiu devido “a manobras bruscas”

Fonte: DW

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *