O ressurgimento de casos de Covid-19 em São Tomé e Príncipe está a preocupar as autoridades sanitárias. Medidas já foram adoptadas no principal hospital do país.
Segundo dados oficiais regista-se um aumento exponencial de casos de Covid-19 em São Tomé e Príncipe. Foram notificados, nos últimos dias, oito casos positivos, alguns dos quais com internamento e cinco estão em regime ambulatório.
São casos locais o que significa dizer que há circulação do vírus no país. As autoridades sanitárias estão preocupadas com a situação e já adoptaram algumas medidas no Hospital Dr. Aires de Menezes, a maior unidade hospitalar do país, onde serão reforçadas algumas medidas sanitárias.
Segundo o boletim semanal do Ministério da Saúde, no período de 27 de Fevereiro a 05 de Março, não havia nenhum caso positivo nas ilhas de São Tomé e Príncipe.
O país, actualmente, tem mais de 200 mil pessoas vacinadas contra a doença.
Apesar de ter uma excelente cobertura vacinal contra a Covid-19, São Tomé e Príncipe regista uma baixa adesão à vacinação, principalmente na segunda dose ou na dose de reforço.
Para além da Covid-19, o país confronta-se com a epidemia da dengue, cujos esforços para debelar a doença têm sido desenvolvidos pelas autoridades sanitárias.
Fonte: Rfi