BANCO MUNDIAL APRESENTA RELATÓRIO HUMAN CAPITAL REVIEW CV

O Banco Mundial, em parceria com o governo, apresentou hoje o relatório sobre a Avaliação do Capital Humano e o Aumento dos Investimentos em Creches. Segundo o documento, em termos de acesso à educação, o arquipélago apresenta alguns dos indicadores mais elevados da África Subsariana. 

O documento é uma avaliação realizada pelo Banco Mundial que visa identificar políticas que possam melhorar o capital humano do país, com foco nas creches, capacitando a população cabo-verdiana para contribuir de forma mais significativa para o crescimento e desenvolvimento sustentável.

Um dos objetivos de desenvolvimento sustentável que Cabo Verde assumiu é garantir que todas as crianças possam ler até aos 10 anos com pelo menos um nível mínimo de compreensão. Segundo a especialista, as evidências mostram que as crianças que não se tornam proficientes em leitura nesta idade são muitas vezes incapazes de recuperar o atraso mais tarde.

Segundo adiantou Emily Gardner, o estudo estima que uma criança nascida hoje em Cabo Verde será 53 por cento (%) tão produtiva quando crescer como poderia ser se desfrutar de uma educação completa e plena saúde, valor esse superior à média da região da África Subsariana e semelhante a outros países de renda média baixa e a probabilidade de sobrevivência até aos 5 anos é de 98 %.

Cabo Verde está no terceiro nível em termos mundiais, embora os resultados na saúde sejam sólidos, os resultados de aprendizagem relativamente baixos impedem o país de atingir o mesmo nível de resultados de cuidados de saúde como nos países da Organização Económica para a Cooperação e Desenvolvimento

O estudo sugeriu ainda melhorar a divulgação dos procedimentos de licenciamento e fornecer incentivos econômicos para que os trabalhadores domiciliários solicitem licença, ou seja, elegibilidade para subsídios de dedução, fiscal, especialmente em áreas como número reduzido de crianças.

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *