STJCV ALMEJA PARTILHAR EXPERIÊNCIAS COM PT E MELHORAR A JUSTIÇA

A informatização, tramitação eletrónica e a redução do tempo das pendências dos processos dos tribunais são os três objetivos prioritários para a justiça cabo verdiana. O presidente supremo tribunal de justiça de Cabo Verde, Benfeito Mosso Ramos, falava no âmbito da visita do seu homólogo português Henrique Araújo a Cabo Verde.

Durante a visita do presidente do supremo tribunal de justiça de Portugal, o presidente do supremo tribunal cabo-verdiano ressaltou a experiência de Portugal para com o país na evolução da administração da justiça com os progressos significativos elencando três objetivos prioritários.

Benfeito Mosso Ramos,considerou que internamente existe uma vontade coletiva na tramitação de processos eletrónicos com implicações diretas na redução do tempo das pendências dos processos nos tribunais, sendo assim a maior aspiração da população cabo verdiana. 

Por sua vez o seu homólogo português afirmou que o protocolo assinado representa a experiência entre Cabo Verde e Portugal e aprofunda esse relacionamento na medida em que pretende trocar ideias que permite melhorar aspetos no âmbito judiciário.  

Para além das experiências a partilhar com Portugal, Cabo Verde vai assumir a presidência no Fórum dos supremos tribunais da justiça na CPLP em que Cabo Verde, com o objetivo de realizar até o fim do ano 12º fórum dos supremos tribunais.

Por seu turno, o presidente do supremo tribunal da justiça de Portugal, Henrique Araújo, afirmou que vai ser muito fácil replicar o sistema da tramitação eletrónica em Cabo Verde, á nível das pendências dos processos tribunais em Cabo Verde, o seu homólogo cabo-verdiano, reiterou que houve uma redução.

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *