O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC) anunciou hoje que 124 escolas, associações e ONG’s foram selecionadas para o programa Bolsa de Acesso à Cultura (BA-Cultura) 2025. Com um financiamento de 32 mil contos, a iniciativa vai beneficiar 4374 alunos bolseiros em todo o país.
No âmbito da candidatura ao financiamento do programa de bolsas de acesso à Cultura (BA Cultura), foram seleccionadas 124 escolas/associações/ONG’s em todo o território nacional. O programa BA-Cultura 2025 vai beneficiar 4374 alunos bolseiros, sendo 2340 do sexo feminino e 2034 do masculino, com um financiamento total de 32 mil contos.
Segundo o comunicado do Ministério da Cultura, foram contempladas escolas de 20 municípios, com destaque para Santiago, que teve 77 escolas selecionadas, e Santo Antão, com 12. No entanto, Ribeira Brava (São Nicolau) e São Salvador do Mundo (Santiago) ficaram de fora por não enviarem candidaturas.
O programa visa garantir o acesso à arte para estudantes de famílias com baixos rendimentos, financiando propinas para aulas e workshops de pintura, dança, música e teatro. Além disso, busca formar cidadãos com sensibilidade artística e fortalecer escolas de formação em arte. A fase de candidatura decorreu entre dezembro e janeiro, encerrando-se a 31 de janeiro.
A mesma fonte avança ainda que, o programa BA-Cultura não apenas apoia financeiramente os estudantes, mas também fortalece a economia criativa, incentivando o desenvolvimento de talentos locais e promovendo a inclusão social através da arte.
Fonte: Ministério da Cultura // Ad: Redação Tiver