BOTAFOGO VOLTA A REPRESENTAR ILHA NO CAMPEONATO NACIONAL

O Botafogo Futebol Clube, fundado a 13 de Julho de 1973, vai representar, este ano, a ilha do Fogo no campeonato nacional de futebol, depois de uma ausência de 12 anos.

A equipa do Botafogo sagrou-se campeã regional do futebol do Fogo, época 2021/22, na ronda disputada este fim de semana, e, quando ainda faltam disputar duas jornadas, um título que perseguia desde a temporada 2009/10, há precisamente 12 anos.

Com a conquista do campeonato regional do primeiro escalão, a formação do Botafogo amealha assim o seu 17º título regional ao que se soma um título nacional, sendo a única equipa da ilha do Fogo que ostenta o título de campeão nacional de futebol.

Na época de 1981/82, não se realizou o campeonato regional e, para encontrar o representante da ilha no campeonato nacional, realizou-se a taça Fogo, em que o Botafogo sagrou-se vencedor (2-0), mas perdeu na secretaria para o Clube Desportivo Juventude.

Aliás, este é o único título que é atribuído a esta agremiação desportiva, que na prova nacional, na disputa do acesso à final contra Morabeza da Brava perdeu por 1-0, no prolongamento e na conversão de uma grande penalidade por Ramiro.

A seguir ao Botafogo, a Académica, fundada em 1962, detém maior número de conquistas, tendo arrecadado um total de 14 títulos de campeão regional.

Por cinco vezes, atingiu as meias-finais e uma vez a fase final do campeonato nacional de futebol, na época 2013/14 que perdeu para a equipa do Mindelense, de São Vicente.

Fonte: Inforpress // Redação Tiver

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.