Cabo Verde espera estabelecer uma cooperação estreita com os Estados Unidos, especialmente na área da Saúde, com o Presidente a indicar que o país pode ser uma referência para serviços hospitalares e farmacêuticos na região. José Maria Neves, admitiu que a sua viajem permitiu estabelecer contactos com várias empresas e entidades no domínio das telecomunicações, energia, tecnologias de informação e comunicação.
Em entrevista à Lusa, o Presidente da República, José Maria Neves, afirmou que a sua recente viagem a solo norte-americano “ultrapassou todas as expectativas”, tendo sido “abertas algumas avenidas” que poderão dar “frutos importantes no futuro, numa cooperação estreita entre os Estados Unidos, as empresas e o Governo de Cabo Verde”.
Um dos pontos de paragem do chefe de Estado foi a Cimeira Empresarial EUA-África, que decorre até quinta-feira em Dallas, no estado do Texas, onde José Maria Neves participou num diálogo de alto nível sobre Saúde e em que discutiu as parcerias que podem ser feitas para “acelerar o passo no domínio da transformação dos sistemas de saúde em África e a prestação de serviços de mais qualidade no continente”.
O Presidente admitiu que foram estabelecidos contactos com várias empresas e entidades no domínio da saúde, telecomunicações, energia, tecnologias de informação e comunicação.
José Maria Neves assegurou que Cabo Verde está interessado em desenvolver-se e que o próprio Governo cabo-verdiano já apresentou várias propostas, estando neste momento a discutir com a agência dos Estados Unidos ‘Millennium Challenge Corporation’(MCC) sobre o próximo compacto.
Fonte: Expresso das Ilhas // Ad: Redação Tiver