CABO-VERDIANOS PAGAM MAIS CAROS PARA VIAGENS INTERILHAS  

Os passageiros nacionais vão pagar mais 20% e os cidadãos não residentes 80% para viagens interilhas, que entra em vigor esta quinta-feira. O anuncio foi feito pelo governo num comunicado de impressa.

Esta informação foi avançada pelo Ministério do Mar, através da Direcção Nacional de Política do Mar, que explicou numa nota informativa que a actualização tarifária de transportes marítimos de passageiros e carga advém da conjuntura actual, que demanda uma ponderação ao nível das tarifas aplicadas.

A mesma fonte assegurou que a metodologia utilizada para o cálculo da nova tarifa de passageiros e carga permitiu estabelecer um valor-base para optimizar os resultados dos operadores e, ao mesmo tempo, promover a melhoria do serviço prestado aos utentes.

Segundo o comunicado, os menores acréscimos são nas linhas Santo Antão/São Vicente, Fogo/Brava e os maiores são nas linhas São Vicente/Santiago e S. Nicolau/ Santiago, justificado em ambos os casos pelas distâncias em milhas a percorrer.

Conforme lembrou, a última actualização do tarifário a nível do transporte de cargas foi feita em 2006, sendo que a actualização da tarifa de transporte de passageiros aconteceu em 2013, realçando que a política de diferenciação entre os nacionais e não nacionais vão de encontro com as práticas internacionais.

A mesma fonte explicou que se tratando de um serviço público deficitário e subvencionado pelo Estado, através do erário público, é razoável que tal subvenção seja maioritariamente feita em prol dos cidadãos nacionais e residentes.

“A revisão tarifária apresenta um incremento médio de cerca de 20% na tarifa de passageiros nacionais e 80% para o não nacional, em comparação à tarifa base anteriormente aplicada, em que não havia a referida discriminação positiva”, indicou, salientando que a nível do transporte de cargas verifica-se igualmente aumentos na tarifa base da carga geral, representando um aumento médio na ordem dos 17%.

Fonte: Gov // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *