“ESPERO QUE DESTA VEZ A REABILITAÇÃO DA PONTE CANAL SEJA FEITA”

O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, disse que espera que “desta vez” a reabilitação da Ponte Canal seja feita. Orlando Delgado fez estas declarações depois de dois dos três concursos lançados para a reabilitação da mesma terem ficado “no deserto”.

Orlando Delgado, que falava à margem do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, assinalado ontem, 18, afirmou que foram antes lançados dois concursos que ficaram no deserto. No entanto, destacou que já foi lançado um terceiro concurso para a reabilitação da Ponte Canal, feito por apenas uma empresa, esperando que desta vez a reabilitação seja feita. O autarca avançou que técnicos desta empresa já estiveram no terreno e que o projeto tem financiamento no quadro do pacote com o Banco Mundial.

A Ponte Canal é a única infraestrutura em termos de aquedutos com esta dimensão que existe em Cabo Verde, por isso a câmara municipal e o Governo tem vindo a fazer um esforço para a sua reabilitação. Sobre os dois concursos anteriores ficarem no deserto, o edil apontou que o problema das empresas foi pensar que as obras para a reabilitação da ponte exigiam muito.

A Ponte Canal é uma infraestrutura hidráulica constituída, na parte superior, por uma levada que leva a água de uma margem para a outra dessa ribeira, para a irrigação das explorações agrícolas nas imediações das localidades de Boca de Ambas-as-Ribeiras e de Boca de Coruja. Já esta reabilitação é uma antiga reivindicação das autoridades e da população santantonenses que temem a derrocada dessa infraestrutura que é considerada um “ex libris” da ilha de Santo Antão.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *