CADA VEZ MAIS JOVENS E MULHERES ESTÃO INSERIDAS NAS ÁREAS DAS TIC

Em Cabo Verde o número das mulheres no sector das TIC tem crescido, nomeadamente, na área do cinema e produção dos filmes. A importância desta data proposta pela Nações Unidas é, sobretudo, virada para o empoderamento de raparigas e jovens mulheres e da sua participação nas áreas científicas.

Ao longo dos anos, as tecnologias têm se inovado a cada dia. Entretanto, a realizadora e produtora Samira Vera-Cruz, tem feito vários trabalhos e renovando com projetos de curta metragem que contam histórias em volta de mulheres, como forma de protege-las e trazendo uma nova lente sobre a histórias da África.

A produtora diz que gosta de escrever e trabalha com várias ferramentas, desde os favoritos como computador, pós-produção, operação de câmera, contudo realça que contar histórias é uma forma diferente de fazer o cinema.

Para além desta área ser pouco escolhida por meninas, e dominada maioritariamente por homens as mulheres têm encontrado algumas barreiras que para a cineasta são ultrapassadas sem esperar a aprovação dos outros.

Rosiane Rocha uma jovem da ilha de Santo Anto Antão, com paralisia cerebral como qualquer outra jovem escolheu a cidade da Praia em busca de novos sonhos, com muita insistência chegou a associação acarinhar onde até hoje é tratada com muito amor, ela não vê na sua condição uma limitação nas tecnologias.

Mesmo com dificuldades em encontrar profissionais na área de informática, Rosiane ainda não cruzou os braços, está repleta de sonhos quer mais oportunidades para que se sinta incluída.

As TICs em Cabo Verde têm despertado interesse dos responsáveis da educação no que concerne ao seu uso em contexto pedagógico, nas empresas, e em todas as esferas sociais, servem como um elo para integrar e promover a comunicação entre pessoas bem como compartilhar informações.

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *