“CASOS DE HEPATITES EM CV COM TENDÊNCIA A DIMINUIR” – DNS

Em celebração ao Dia Mundial das Hepatites Virais, a INSP realizou esta manha um seminário sobre “Hepatites Virais – Informar, sensibilizar e Consciencializar”, no qual a Diretora Nacional da Saúde, Ângela Gomes, afirmou que os caso de hepatites em Cabo Verde têm tendência a diminuir. No entanto, o país conta com vários tratamentos para combater os casos da hepatite.

As hepatites virais são doenças causadas por vírus, transmitidas de uma pessoa para outra, que prejudicam o fígado, podendo em alguns casos tornar-se cronicas e evoluírem para situações graves como cirrose e cancro do fígado. No âmbito do dia mundial das hepatites, a Diretora Nacional da Saúde, Ângela Gomes, disse que o país tem feito alguns avanços nas estratégias de despistagem e rastreio, com uma taxa de vacinação acima de 99%.

A Diretora Nacional da Saúde afirmou ainda que de acordo com o relatório estatístico de 2021, Cabo Verde contou com 99 contra 250 casos relativamente a 2018, realçando que esta taxa só vem diminuindo ao longo dos anos.

Já sobre os tratamentos para combater as hepatites virais em Cabo Verde, Ângela Gomes informou que o país esta num complexo de financiamento com o fundo global, contando com estratégias traçadas para 2030, apontando diversos tipos de tratamentos que têm em cima da mesa para combater esta doença.

As medidas de prevenção para evitar hepatites virais são: ter bons hábitos de higiene, usar preservativos nas relações sexuais, desinfetar bem os alimentos, evitar o uso abusivo de álcool e de medicamentos, beber somente água potável, entre outros.

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *