CHEFE DO EXÉRCITO DO SUDÃO PROMETE AVANÇAR APÓS O AVANÇO NA CAPITAL

O chefe do exército do Sudão disse às tropas que pressionará para tomar mais terreno após seu avanço mais significativo em uma guerra de 11 meses contra as Forças de Apoio Rápido paramilitar (RSF), enquanto uma instituição de caridade alertou sobre um risco crescente de mortes ligadas à fome.

As forças do Exército, que testemunhas dizem ter sido impulsionadas pela recente implantação de drones, assumiram o controle na terça-feira da sede de rádio e TV em Omdurman, do outro lado do rio Nilo de Cartum e parte da capital mais ampla. A RSF, uma facção militar rival que teve a vantagem no conflito, manteve a área desde os primeiros dias da guerra em abril do ano passado.

Embora a transmissão do prédio de rádio e TV tenha parado, o avanço estendeu o alcance do exército pelo antigo centro de Omdurman – estrategicamente importante porque abriga bases militares e tem sido um ponto de trânsito para reabastecimentos de RSF.

Testemunhas disseram à Reuters que viram veículos RSF destruídos e os corpos de caças RSF perto do complexo de transmissão na quarta-feira.

“Nossa mensagem para os rebeldes de Apoio Rápido é que as forças armadas e os serviços militares regulares irão atrás de você em todos os lugares até que a vitória seja alcançada”, disse o chefe do exército, general Abdel Fattah al-Burhan, às tropas na base do Corpo de Engenheiros em Omdurman no final da terça-feira.

O exército continuaria a lutar contra a RSF em outras partes da capital, e na região ocidental de Darfur e no estado de El Gezira ao sul de Cartum – áreas onde a RSF fez avanços rápidos no final do ano passado – “até que a vitória completa seja alcançada”, disse Burhan, de acordo com um comunicado emitido na quarta-feira.

Fonte: Reuters 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *