CIRURGIÃO VASCULAR CONGRATULA-SE COM APROVAÇÃO DA LEI DE TRANSPLANTE

O médico português, António Norton de Matos, congratula-se com a aprovação da proposta de lei de doação, colheita e transplante de órgãos. O cirurgião vascular, que terminou sexta-feira mais uma missão ao Centro de Diálise em São Vicente, falava numa reação à aprovação do diploma, na generalidade, no parlamento.

O médico explicou que há oito anos que estão nesta luta, e que o transplante renal para estes doentes é absolutamente fundamental. Segundo ele, esta é uma situação muito complexa, mas já estudaram a possível cooperação portuguesa, e que as maiores dificuldades são baratas e facilmente resolúveis.

António de Matos reafirma que, do ponto de vista técnico, “estão reunidas condições” para a realização de transplantes renais no arquipélago.

Além do impacto financeiro no Sistema Nacional de Saúde, o médico destaca a melhoria da qualidade de vida dos doentes transplantados. O cirurgião vascular alerta para a sobrelotação dos centros de diálise na Praia e Mindelo.

Norton de Matos, que viaja a Cabo Verde desde 2015, para missões nos centros de diálise, sublinha que a entrada em vigor do diploma para realização de transplantes de órgãos é crucial para ajudar o país na resposta aos doentes renais.

Fonte: EI // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *