CNDHC LANÇA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS PARA CRIANÇA EM VÍDEO

A Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania lançou hoje a Declaração Universal dos Direitos Humanos para Crianças em Vídeo, conjuntamente com um Spot de carácter Educacional, explicando às Crianças o conceito dos “Direitos Humanos”. 

O ato foi presidido pela Representação do Ministério da Educação, e contou com a intervenção da Presidente da CNDHC, Zaida Morais de Freitas.

O programa do evento incluiu ainda momentos culturais com crianças do Centro Cultural Brasil-Cabo Verde e da Associação Cabo-verdiana de Surdos. Na assistência, contou com a presença de crianças das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, da Associação Cabo-verdiana de Surdos, da Associação de Crianças Desfavorecidas e do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente.  

Os vídeos correspondem à adaptação para o formato audiovisual do produto matriz do Projeto “Direitos Humanos para Crianças”, promovido pela CNDHC e financiado pela PlanBørnefonden, que tem como finalidade criar condições materiais para o ensino e aprendizagem dos Direitos Humanos no sistema formal de ensino, para crianças dos 05 aos 10 anos.

Pretende-se contribuir para uma maior cultura de respeito e prática de Direitos Humanos em Cabo Verde, lançando as bases para que as crianças interiorizem esses princípios para que se tornem adultos conscientes e respeitadores dos Direitos Humanos.

Este projeto se enquadra no âmbito das atribuições da CNDHC em matéria de educação, nomeadamente a promoção de iniciativas que visam formar e incentivar o respeito pelos Direitos Humanos (artigo 5º dos Estatutos da CNDHC).

A CNDHC tem por missão a proteção, promoção e reforço dos Direitos Humanos, da Cidadania e do Direito Internacional Humanitário em Cabo Verde, funcionando como órgão consultivo das políticas públicas nesses domínios e como instância de vigilância, alerta precoce, monitoramento e investigação nessas áreas.

Fonte: CNDHC // Redação Tiver

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.