A cidade da Praia acolhe, de hoje a 7 de Setembro, a IIª Conferência Regional sobre Juventude, Paz e Desenvolvimento, um evento de grande relevância para a promoção do diálogo entre jovens líderes, organizações da sociedade civil e representantes governamentais de países da África . O evento teve como objetivo fortalecer o papel da juventude na construção de sociedades mais pacíficas e sustentáveis.
Promovida pela Coligação da Juventude dos Países de Língua Oficial Portuguesa, a conferência contou com a presença de vários participantes, incluindo delegações de vários países, como Moçambique, Angola e Guiné-Bissau. Entre os temas debatidos, destacam-se a migração, democracia, paz, direitos humanos, emprego jovem, e o impacto das mudanças climáticas no desenvolvimento sustentável, como forma de promover um diálogo aberto sobre esses problemas e estabelecer um compromisso entre as partes.
O evento que foi realizado a margem da Iº conferencia em Bissau, vai proporcionar um espaço de intercâmbio de ideias e experiências, com painéis de discussão focados na resolução pacífica de conflitos.
Durante a abertura oficial, o Presidente da Republica de Cabo Verde, José Maria Neves, sublinhou a importância do papel da juventude na construção de um futuro de paz e progresso.
A juventude dos PALOP, compromete em promover a paz nos Estados membros da comunidade, bem como apoiar iniciativas de resolução de conflitos; o Exigir que os governos dos PALOP priorizem a adoção urgente de instrumentos jurídicos e mecanismos institucionais propícios ao empoderamento da juventude e assumir responsabilidade de proteger o meio ambiente e de apoiar práticas sustentáveis nos PALOP.
Redação Tiver