CV APROVA PLANO PARA RECUPERAR ÁREA INCENDIADA

Cabo Verde anunciou um conjunto de medidas que visam a recuperação das áreas e actividades agropecuárias, na sequência do incêndio florestal que afectou 200 hectares de terreno na localidade da Serra Malagueta. O orçamento é de 35 mil escudos.

De entre as medidas anunciadas estão apoio às famílias afectadas pelo incêndio na recuperação dos currais e pocilgas e a reposição dos animais e a sua alimentação, assim como recuperação das áreas ardidas, mediante limpeza e remoção do material queimado e de plantas invasoras, e construção de dispositivos anti erosivos.

As medidas envolvem também sementeira de pasto e plantação de espécies endémicas, protecção das aves endémicas e os respectivos ninhos, limpeza, manutenção e reconstrução dos caminhos vicinais e a formação e sensibilização sobre medidas de prevenção contra incêndios florestais.

Quanto aos critérios de atribuição de apoio às famílias afectadas pelo incêndio florestal e a lista concreta de beneficiários, avançou, serão objecto de uma portaria dos membros do Governo responsáveis pelas áreas da Agricultura e Ambiente e da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social.

O incêndio foi de tipo superficial e abrangeu apenas a camada herbáceo-arbustiva, exaurindo todo o pasto existente, colocando em forte risco de erosão dos terrenos.

As Forças Armadas já designaram uma equipa para prestar apoio imediato aos familiares e comunicou que os procedimentos administrativos e de investigação das causas do acidente se encontram em curso, visando assim clarificar as circunstâncias em que ocorreu o acidente.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *