INCÊNDIO EM SERRA MALAGUETA CONSUMIU 200 HECTARES

O incêndio que deflagrou no sábado na área protegida de Serra Malagueta foi dado como extinto esta segunda-feira com o perímetro a continuar sob vigilância, tendo consumido uma área estimada em cerca de 200 hectares.

A informação foi avançada pelo comandante regional de Protecção Civil e Bombeiros de Santiago Norte, Amaro Varela, em conferência de imprensa para balanço geral e ponto de situação do incêndio nas áreas protegidas da Serra Malagueta, nos municípios de Santa Catarina e Tarrafal, no interior de Santiago.

Dos cerca de 200 hectares de área ardida (equivalente a 200 campos de futebol), indicou que as localidades de Fundura e Figueira das Naus (Santa Catarina) e Achada Longueira (Tarrafal) foram as mais afectadas.

O responsável informou que durante a operação foram evacuadas 11 famílias, sendo 10 da localidade de Figueira das Naus e uma da Serra Malagueta por “precauções”, tendo em conta, que segundo ele o fogo estava a aproximar das suas habitações.

Na ocasião, destacou o engajamento de todos os agentes da ilha de Santiago, desde a chegada ao local do incêndio na Serra Malagueta às 11:00 de sábado até a sua extinção esta segunda-feira, por volta das 19:00.

Amaro Varela reiterou a necessidade de mais meios financeiros e trabalho de prevenção mediante a capacitação dos operacionais, da própria comunidade e sociedade civil em geral.

O comandante das operações lamentou a morte dos oito militares no acidente de viação, no domingo, que seguiam para cumprimento da sua missão no combate ao incêndio de grandes proporções deflagrado na Serra Malagueta, e de um civil, que era funcionário do Parque Natural da Serra Malagueta.

Também hoje, a Presidência da República realizou um acto simbólico de homenagem ao técnico do Parque Natural da Serra Malagueta e aos jovens militares que perderam a vida no cumprimento de suas missões de apoio à extinção do fogo.

Nesse sentido, em memória dos malogrados foi colocada uma coroa de flores no exacto local do acidente de viacção.

Refira-se que os corpos dos militares Armindo de Brito (Tarrafal), e Ailton Freire (Santa Cruz), e do civil Gabriel Tavares (Santa Catarina) foram dados à terra hoje.

Fonte: EI // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *