“CV CONTINUARÁ A APOIAR ESFORÇOS DA COMUNIDADE INTERNACIONAL”

O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, afirmou que Cabo Verde continuará a apoiar os esforços da comunidade internacional com vista a encontrar uma solução duradoura para a paz na Ucrânia e no mundo. O governante, que falava na recepção promovida pela Delegação da União Europeia em Cabo Verde, para assinalar o Dia da Europa.

Segundo ovice-primeiro-ministro, não obstante, os desafios, enquanto um pequeno Estado arquipélago, Cabo Verde continuará a defender o respeito pelos valores do multilateralismo, mas também do direito internacional plasmado na Carta das Nações Unidas.

“O mundo precisa de paz, de paz e de paz. O mundo precisa de estabilidade, o mundo precisa promover cada vez mais a dignidade da pessoa humana”, realçou o governante que, no início da sua alocação, pediu um minuto de silêncio pelas vítimas da guerra na Ucrânia.

“Gostaria de assegurar que o Governo de Cabo Verde manterá o seu firme compromisso em relação ao multilateralismo, mas também o desenvolvimento sustentável e uma ordem internacional assente em regras, princípios e valores que elevam a humanidade, protege e defende a dignidade da pessoa humana”, acrescentou.

Para Olavo Correia, a celebração do Dia da Europa, hoje 09 de Maio, representa um momento crucial, não só para a Europa, mas também para todo o mundo e, particularmente, para Cabo Verde enquanto um país amante da paz, da democracia, da liberdade e amante da defesa intransigente da dignidade da pessoa humana.

Durante o seu discurso, Olavo Correia falou também da Parceria para a Mobilidade com União Europeia, defendendo a livre circulação, um processo que defende que seja faseada e feita de acordo com regras.

Para já garantiu que o Governo de Cabo Verde vai continuar a implementar os termos do acordo de visto que foi revisto e que entrou em vigor a 01 de Julho 2022, salientado que foi um passo importante, mas que não pode ofuscar o objectivo maior que é a liberdade e circulação de pessoas.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *