EVACUAÇÕES MÉDICAS PARA PT CUSTARAM CERCA DE 573 MIL CONTOS

As evacuações médicas para Portugal em 2022, custaram aos cofres Cabo-verdianos pouco mais de 573 mil contos, suportadas pelo INPS. Este valor, segundo dados oficiais, corresponde a um aumento de 14%.

De acordo com um relatório sobre os pagamentos assegurados durante o ano passado pelo Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), o custo global com o transporte e estadia destes doentes em evacuações médicas entre as ilhas de Cabo Verde e para Portugal ascendeu, globalmente, a mais de 925 mil contos, um aumento de 16,1% face a 2021.

Entre aquele total, apenas com a estadia de doentes enviados para tratamento em Portugal, o INPS gastou de janeiro a dezembro de 2022 mais de 573 mil contos, quando em todo o ano de 2021 essa despesa rondou os 501 mil e 8 contos, traduzindo-se assim num aumento de 14,2%.

Cabo Verde pretende reduzir as necessidades de evacuações médicas para Portugal com a construção de um hospital nacional, na Praia, obra orçada em pouco mais de 7 mil contos e que o Governo estima iniciar este ano.

Fonte: Lusa // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *