CV DEVERÁ CONTAR COM A MOEDA DIGITAL JÁ EM 2023, PREVÊ O BCV

Cabo Verde deverá contar com a sua moeda digital já em 2023, conforme previsão do Banco de Cabo Verde, que, entretanto, aguarda a revisão da lei orgânica para alargar a sua competência para esse segmento.

A informação foi avançada hoje pela administradora do BCV, Antónia Lopes, na sequência da realização, na cidade da Praia, do IX Encontro de Sistema de Pagamentos dos Bancos Centrais da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que tem como tema “Desafios da transformação digital no sector de Pagamentos”.

A representante do BCV adiantou que a moeda digital está no plano estratégico do Banco Central de 2021/24, estando neste momento em curso estudos para analisar os impactos em termos de política monetária, as vantagens e os riscos que também traz para o sector financeiro, para estabilidade do sistema financeiro, analisar os tipos de moeda e a questão do limite para o animato.

Antónia Lopes frisou que as moedas digitais dos bancos centrais, bem como outras inovações digitais do sistema de pagamentos, como o pagamento instantâneo são iniciativas inovadoras a nível dos sistemas de pagamentos que permitem diversas vantagens e a inclusão financeira, mas alerta para os riscos.

Neste sentido defende que há que acautelar todas essas situações, ajustar a regulamentação, permitindo que essa inovação resulte em desenvolvimento a nível dos sistemas financeiros, em particular do sector de pagamentos, mas também de acautelar em termos de controlo interno todos esses riscos inerentes a esses desafios.

A questão da lavagem de capitais e do combate ao financiamento do terrorismo é outro aspecto ao qual deve ser dado atenção, realça a administradora do BCV.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *