CV DIAGNOSTICOU MAIS 402 CASOS DE CANCRO DE PROSTATA EM 2022

A coordenadora para o programa de luta contra o cancro avançou hoje que só no ano de 2022 foram diagnosticados mais 402 novos casos de cancro de próstata, o que torna a doença como a mais letal e incidente no país. Carla Barbosa falou destes dados durante o seminário de sensibilização e prevenção do cancro de próstata realizado no Palácio do Governo.

A coordenadora para o programa de luta contra o cancro afirmou que grandes passos tem sido dados pelo país na questão dos cuidados paliativos e dos equipamentos. Carla Barbosa reconhece que estes avanços ainda são insuficientes para resolver a problemática do cancro de próstata que tem matado mais homens cabo-verdianos e tem estado entre as principais causas de evacuação dos doentes.

O Primeiro Ministro começou o seu discurso por salientar que o cancro de próstata e o cancro de mama representam 34 por cento dos cancros diagnosticados no país, o que demonstra a seriedade e a urgência na tomada de medidas públicas. Ulisses Correia e Silva destacou que já fez o seu exame e apelou aos homens a fazerem também, ressalvando que as questões da saúde devem sempre ter prioridade.

O seminário continuou com a apresentação da urologista Eveline Brito que trouxe o tema da saúde do homem, abordando os cuidados, sintomas e estudos sobre a doença. Em seguida o tema foi falado pela coordenadora Carla Barbosa sobre a prevenção e a importância da aposta na conscientização da população como forma de combater o tabu do toque retal.

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *