CV E MALI REFORÇAM COOPERAÇÃO NA RECUPERAÇÃO DE ATIVOS

A Procuradoria-Geral da República de Cabo Verde, recebeu a visita da Agência de Recuperação de Ativos do Mali, numa missão de troca de experiências e reforço da cooperação na luta contra o crime transnacional. Durante a visita, as delegações abordaram a importância da recuperação de bens adquiridos ilicitamente e o papel das instituições judiciais nesse processo.

O chefe da delegação maliana, destacou a relevância da experiência cabo-verdiana na luta contra a criminalidade transnacional, incluindo a corrupção, o branqueamento de capitais e o tráfico de pessoas. Oumar, sublinhou ainda a forma como Cabo Verde tem conseguido utilizar os bens confiscados para fortalecer as instituições responsáveis pelo combate ao crime.

Por sua vez, o procurador-geral da República de Cabo Verde enfatizou que, além da condenação dos criminosos, a recuperação de ativos é uma estratégia essencial para desmantelar redes criminosas. Explicou que o Ministério Público, enquanto titular da ação penal, delega no Gabinete de Recuperação de Ativos a competência para investigar e confiscar bens provenientes de atividades ilícitas.

Luís José Landim, alertou para os desafios do crime organizado, referindo que, embora Cabo Verde não registe ações terroristas, o financiamento do terrorismo pode atravessar o sistema bancário de vários países.

A visita da delegação maliana concluiu-se com um compromisso mútuo de reforçar a cooperação entre os dois países na recuperação de ativos e no combate ao crime organizado, consolidando estratégias para enfrentar desafios comuns e fortalecer o Estado de Direito.

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *