CV INVESTIU 931 MIL CONTOS EM EVACUAÇÃO MÉDICA EM 2022

Cabo Verde investiu 931 mil contos ao evacuar mais de quatro mil doentes para tratamentos especializados em Portugal em 2022. A informação foi avançada pelo presidente do conselho de administração do Instituto Nacional de Previdência Social, Mário Fernandes

Este responsável, que falava ao presidir à abertura do fórum sobre “Evacuações Médicas”, enquadrado nas celebrações do Dia Nacional da Segurança Social assinalado no passado dia 15 de Julho, realçou que apesar dos ganhos são necessárias melhorias contínuas na humanização do processo visto tratar-se de doentes em risco de vida.

Segundo o presidente do INPS, a evacuações de doentes tanto dentro do território nacional como para o exterior, tem registado nos últimos três anos, custos avultados e crescentes principalmente, destacou, com as despesas de deslocação e estadia.

Em 2020, avançou, foram investidos 780 mil contos e evacuados no total 2.873 doentes e em 2021 foram 790 mil contos em evacuação de 3.908 doentes para tratamentos em hospitais portugueses.

Dada a este facto e considerando que estes números podem ser controlados e reduzidos mediantes os intervenientes envolvidos no processo de evacuação, Mário Fernandes apelou a uma análise profunda dos dados de modo que as medidas sejam introduzidas atempadamente.

Para a ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, as discussões à volta das evacuações médicas são reflexo de um país aberto e sensível às questões sociais e emergenciais, no entanto ressaltou que, embora seja fundamental uma reflexão clara e responsável da questão, o processo em alguns momentos tem sido tratado de forma superficial, sem cuidados ou conhecimento no assunto.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *