Cabo Verde recebeu do Brasil 30 toneladas de sopas desidratadas que serão destinadas ao reforço da cantina escolar, de um montante global de 60 mil dólares. A ação visa beneficiar 90 mil alunos.
Esta é uma resposta a um pedido feito em Junho de 2022 pelo Governo de Cabo Verde, para mitigar os impactos da escalada de preços dos alimentos e dos combustíveis, devido à guerra na Ucrânia.
Dessas 30 toneladas de sopa desidratada, cinco já foram enviadas a Cabo Verde em Janeiro por via aérea, enquanto os restantes 25 mil quilos chegaram este mês por via marítima, em 2.000 caixas de alimentos para a confecção de cerca de 200 mil refeições.
Conforme explicou o embaixador brasileiro, a primeira parcela da ajuda já está a atender as “necessidades mais imediatas” da segurança alimentar e nutricional, com uma refeição quente para cerca de 90 mil alunos, correspondendo a 20% da população cabo-verdiana.
Conforme o diplomata, a doação tem sido distribuída às escolas, contribuindo, assim, para o reforço do programa de alimentação escolar, coordenado pela FICASE.
Por sua vez, o ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, manifestou “profundo agradecimento” do povo e do Governo pela “resposta pronta” do Brasil ao apelo para debelar os efeitos da crise internacional.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver