CV RECEBE PELA 1ª VEZ MISSÃO DA FOSCAO

Cabo Verde recebeu hoje e pela primeira vez, desde a sua criação, uma missão do secretariado regional do Fórum da Sociedade Civil da África Ocidental (FOSCAO) que, de entre outros, quer dar a conhecer os grupos temáticos da organização.

A referida missão vai ainda, organizar uma Assembleia Geral para renovar ou estabelecer a governança da plataforma FOSCAO nacional e conhecer a representação da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental e parceiros no país para fortalecer as relações com o FOSCAO.

O vice-presidente regional do Fórum da Sociedade Civil da África Ocidental, Dionísio Pereira, frisou que este fórum foi criado em 2003 e desde então tem passado por algumas turbulências, mas o mesmo garantiu que a sua equipa tem estado a gerir os desafios e hoje o FOSCAO é composto por um organismo melhor estruturado.

De acordo com este responsável há necessidade da região africana ter uma sociedade mais interventiva, capaz de contribuir para o desenvolvimento dos propósitos dos seus países.

ParaDionísio Pereira, a sociedade civil oeste-africana tem criticado os encontros e as cimeiras dos chefes de estado e de governo como se se tratasse de encontros de clube de camaradas e de amigos, que se encontram periodicamente sem que de facto haja efectiva consulta das bases.

O FOSCAO é a rede das organizações da sociedade civil dos 15 estados-membros da CEDEAO. A organização é parceira e assessora da CEDEAO no diálogo com a sociedade civil contribuindo para uma África integrada, estável e desenvolvida com enfoque na sub-região.

Redação Tiver

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.