CV VAI ALTERAR LEIS SOBRE CRIMES DE LAVAGEM DE CAPITAIS

O Governo vai levar ao parlamento propostas de alterações relacionadas às medidas destinadas a prevenir e reprimir o crime de lavagem de capitais, a prevenção contra o terrorismo e o seu financiamento, bem como a proliferação de armas.

A informação foi avançada pela ministra da Justiça, Joana Rosa, em conferência de imprensa, para balanço do Conselho de Ministros.

Segundo justificou a ministra, Cabo Verde enquanto membro do Grupo Intergovernamental de Acção contra Lavagem de Capitais e contra o Terrorismo tem vindo a receber apoio contínuo do GIABA, bem como dos seus parceiros de desenvolvimento referente a conformidade técnica com as melhores recomendações do ponto de vista internacional.

Na ocasião, lembrou que Cabo Verde foi avaliado em 2017, tendo conhecido os resultados em 2019, daí ter defendido a necessidade de o país caminhar para a convergência técnica do ponto de vista de alinhamento com as boas práticas internacionais em matéria de lavagem de capitais e de financiamento ao terrorismo.

Para além das entidades não financeiras está-se também a permitir que as seguradoras possam cumprir as regras em relação a lavagem de capitais e ao financiamento ao terrorismo.

Segundo afiançou a governante, Cabo Verde tem risco mínimo nestas matérias, mas afirmou que há que trabalhar sempre na prevenção para a salvaguarda daquilo que é a integridade e a segurança do País, quer seja por via aérea quer por via marítima.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *