O secretário de Estado das Finanças, Alcindo Mota, disse hoje, que até ao final do ano Cabo Verde vai operacionalizar o SIMT na plataforma da OIT. Com isso, a intenção é, facultar informações do mercado de trabalho, da oferta e da procura.
Alcindo Mota, que falava na cerimónia de abertura do atelier de apresentação do Estudo de Atualização do Sistema de Informação do Mercado de Trabalho promovido pelo Observatório do Mercado de Trabalho em parceria com a Organização Internacional do Trabalho, enalteceu o contributo da organização na elaboração e construção do estudo.
Neste âmbito, adiantou que o programa de sistemas de informação para o desenvolvimento sustentável compreende o sistema estatístico nacional e o centro de inteligência e políticas públicas, observando por outro lado, que as estatísticas oficiais são uma das importantes responsabilidades do Estado.
Referiu ainda que as estatísticas oficiais cumprem a missão de contribuir para o reforço do conhecimento da realidade do país, bem como para a identificação dos problemas e potencialidades.
Cabo Verde, segundo disse, assumiu o Sistema de Informação do Mercado de Trabalho como uma das suas prioridades, enquanto processo que permite aos diferentes intervenientes do mercado de trabalho identificar as inadequações e implementar iniciativas visando a sua minimização.
Questionado sobre a acusação do PAICV quanto à falta de dados fiáveis no País no que toca ao emprego, Alcindo Mota, avançou que este estudo e a implementação do SIMT na plataforma da OIT é, precisamente, para permitir que haja “dados fiáveis”.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver