DEBATE: EMPODERAMENTO POLÍTICO DAS MULHERES NA CULTURA DA PAZ

A Assembleia Nacional, acolheu nesta quarta-feira, 17, a abertura de uma Mesa Redonda enquadrada na V Semana Internacional de Reflexão sobre a VBG. Um debate que junta representantes de várias instituições públicas e privadas, que vai debruçar-se sobre o “Empoderamento Político das Mulheres e o seu Impacto na Promoção de uma Cultura de Paz”.

Esta Mesa Redonda enquadrada na V Semana Internacional de Reflexão sobre a Violência Baseada no Género (VBG), promovida pela ACLCVBG – Associação Cabo-verdiana de Luta contra a Violência Baseada no Género, sob o signo “Por uma Cultura da Paz”. De acordo com a sua presidente, Vicenta Fernandes, Cabo Verde já tem grandes ganhos desde a independência, realçando que ainda há vários obstáculos a serem ultrapassados.

É de realçar que o empoderamento político das mulheres é importante para a construção e consolidação da paz e segurança. Entretanto, Marisa Carvalho, presidente do ICIEG, apontou alguns dados do INE sobre o Inquérito Demográfico Sexual e Reprodutivo de 2018, destacando algumas medidas de prevenção para reverter esses dados.

O debate sobre o “Empoderamento Politico das Mulheres”, também está a contar com parceiros da União Europeia, na vez do Chefe de Cooperação da Delegação da EU em Cabo Verde, apontando vários projetos em comum com a ACLCVBG. No entanto, sobre os projetos já financiados, Pedro Campo Lopes, avalia positivamente o financiamento destes, enaltecendo ser grandes debates de alto nível politica e VBG.

A Mesa Redonda será, portanto, uma ocasião ímpar para se promover um aprofundado debate, reflexão e consciencialização sobre a importância do empoderamento das mulheres, no âmbito da V Semana Internacional de Reflexão sobre a Violência Baseada no Género, que começou no dia 15 de maio e vai ate o dia 20.

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *