DEPUTADOS RECONHECEM DESEMPREGO JUVENIL

Os deputados interviram no parlamento, depois do ministro da juventude e desporto. Do lado do PAICV, Walter Évora disse que a situação económica dos jovens cabo-verdianos é muito difícil e está a ter um forte impacto a nível social. Euclides Silva do MpD, disse que tudo não foi feito pela juventude, mas reconheceu que muitas intervenções foram feitas neste quesito. Zilda Oliveira da UCID sublinhou que os jovens constituem-se no motor de desenvolvimento que se pretende, contudo, enfrentam o problema do desemprego.

Walter Évora, deputado do PAICV, ao intervir no parlamento depois do ministro da juventude e desporto disse logo de início, que a juventude cabo-verdiana constitui a maioria da população de Cabo Verde e que regista maior exclusão do campo do trabalho formal, exposta ao desemprego, à pobreza, à exploração para poderem suprir as suas necessidades.

Ao se pronunciar sobre as actividades desportivas, Walter Évora elucidou que as mesmas vêm sendo muito afectadas pela redução drástica, dos investimentos do governo e arrematou que as medidas que estão sendo tomadas pelo governo em relação aos jovens não são suficientes.

Do lado do MpD, falou o deputado Euclides Silva que apontou a dedo à covid-19 e à seca como factores que condicionaram as apostadas e os investimentos que o governo tinha vindo a fazer até 2019. Com a covid-19, Euclides Silva frisou que o lay-off introduzido pelo governo foi uma forma de impedir que milhares de jovens fossem para o desemprego.

Falou também da formação profissional, do ensino gratuito, bolsas de estudo, aumento do emprego público através do PRAA, bonificação de juros para compras e outros, criação da bolsa de acesso à cultura, instituto do desporto e juventude, construção de dois parques tecnológicos.

Ao falar do desporto, Euclides Silva garantiu que é uma ambição, transformar Cabo Verde num palco para grandes investimentos desportivos internacionais.

A UCID, interveio através da deputada Zilda Oliveira, dizendo que os jovens constituem no motor de desenvolvimento que se pretende, contudo enfrentam o problema do desemprego.

Esta foi a primeiro dia de debate, e para os restantes dois dias vão ser aprovadas várias propostas de lei, assim como, o Ministro da Modernização do Estado e da Administração Pública vai responder às questões dos Deputados.

Redação Tiver

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *