IGREJA DE SÃO ROQUE VAI SER REABILITADO

A igreja de São Roque, em Rabil, ilha da Boa Vista, será integralmente reabilitada no âmbito do Programa Operacional do Turismo. O anúncio foi feito pelo Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, durante o encontro com o Presidente da Câmara da Boa Vista, na manhã desta terça-feira.

De acordo com Ministro da cultura e das Indústrias Criativas, Abrão Vicente, a igreja de São Roque, a mais antiga da ilha de Boa Vista vai ser reabilitada, no âmbito do Programa Operacional do Turismo, para dentro daquilo que é lógica de qualificação do destino turístico. Será a única igreja de valor patrimonial que irá receber, uma intervenção de fundo.

De acordo com o governante, o Governo de Cabo Verde aguarda apenas a disponibilização das verbas, através do Banco Mundial, para dar início à intervenção.

De ressaltar, que técnicos do Instituto do Património Cultural, têm estado no terreno a realizar um levantamento arquitetónico e diagnóstico do atual estado deste edifício religioso de grande interesse histórico e cultural da ilha, construído em 1806. Outro projeto com financiamento garantido, anunciado pelo MCIC, é o de instalação do núcleo museológico de arqueologia subaquática, a ser instalado no edifício da antiga Alfândega.

A edilidade municipal acolheu com entusiasmo a “boa nova” da reabilitação da igreja de São Roque bem como a instalação do núcleo, ressaltando o excelente trabalho de proximidade que tem sido levado a cabo entre o Governo e a Câmara Municipal.

Neste encontro o MCIC esteve acompanhado pelo Presidente do Instituto do Património Cultural, Hamilton Jair Fernandes.

Fonte: Governo /Redação TIVER

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.