Em Cabo Verde, as doenças oncológicas constituem a terceira causa da morte nos últimos anos. Esta revelação foi feita pela direção nacional da saúde, adiantando que em 2021, cerca de 360 cabo-verdianos perderam a vida por esta causa.
As doenças oncológicas no país constituem a terceira causa de morte, nos últimos anos, e em 2021, 360 cabo-verdianos perderam a vida por esta causa, no entanto, mais de um terço dos casos de cancro pode ser evitado, outro terço pode ser curado se detectado precocemente e tratado adequadamente.
Quanto à melhoria no acesso ao diagnóstico, tratamento e seguimento dos pacientes oncológicos, a DNS informa que tem implementado um conjunto de acções de sensibilização e prevenção, realizando rastreios nas comunidades, capacitação aos profissionais, protocolo e terapêuticos.
Esta revelação foi feita pela direção nacional da saúde, em comunicado de imprensa para a comemoração do dia mundial de Luta Contra Cancro, sob o lema por cuidados mais justos.
Este evento realizado em parceria com hospitais centrais, delegacias e centros de saúde, visa conscientizar para a lacuna de equidade que afeta muitas pessoas, bem como reunir vários intervenientes para apresentar as ações em curso na matéria.
Debates sobre o papel das organizações não governamentais no combate ao cancro e apresentação das perspectivas, desafios, prioridades e resultados dos projectos de oncologias nas estruturas de saúde, são os pontos focais.
De acordo com os dados, morrem anualmente cerca de 20 milhões de pessoas, e a perspetiva é que este número aumente para 13 milhões até 2030, segundo especialistas.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver