EMBAIXADOR JOSÉ LUÍS ROCHA ENTRE OS 12 PERITOS NOMEADOS PARA INTEGRAR PAINEL DE ALTO NÍVEL DA ONU

O Embaixador José Luís Rocha foi nomeado pelo Presidente da Assembleia Geral da ONU para fazer parte do grupo de 12 peritos para finalizar o Índice de Vulnerabilidade Multidimensional para os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento.

De acordo com a carta assinada pelo Presidente da Assembleia Geral da ONU, Abdulla SHAHID, sob a recomendação do Secretário-Geral da ONU, ficou decidida a criação de um painel representativo de especialistas de alto nível copresidido por duas personalidades eminentes, uma das quais originaria de um PEID.

Com vista a garantir a diversidade no seio do grupo de peritos, o painel foi formado por pessoas ligadas aos setores público e privado, da académia e da sociedade civil, bem como por pessoas com responsabilidades políticas, e diplomáticas. De sublinhar que, para além de experiências, conhecimentos, habilidades e qualificações relevantes, a nomeação dos peritos para o painel de alto nível, deveria garantir, também, o equilíbrio regional e de gênero.

Assim, o Embaixador José Luís Rocha vai fazer parte desse grupo que tem a responsabilidade de, até dezembro de 2022, implementar um plano de trabalho para concluir a apresentação de uma proposta de Índice, instrumento que poderá ter o potencial de ajudar a ONU e a Comunidade internacional no geral, a apoiar de forma coordenada os pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento.

Essa nomeação é importante para Cabo Verde que, como Estado Insular em Desenvolvimento, tem vindo a agir de concerto com os demais SIDS, na promoção do grupo e das suas especificidades, ao nível internacional. A nomeação do Embaixador José Luís Rocha acontece, igualmente, na sequencia do trabalho por ele desenvolvido em prol dos SIDS, no quadro das funções que desempenhou como Representante permanente de Cabo Verde em Nova Iorque entre 2016 e 2021.

Fonte: MNECIR / Redação TIVER

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.