QUARTA-FEIRA DE CINZAS EM CABO VERDE

Comemora-se hoje, nesta quarta-feira, a festa das cinzas de cinzas, numa conjuntura diferente. Mesmo sem a tolerância de ponto, normalmente concedida neste dia, a venda dos produtos considerados fundamentais para o almoço característico continuou sem grandes diferenças.

A tradição da quarta-feira de cinzas, este ano é comemorada hoje, 2 de Março. Em Cabo Verde, em particular na ilha de Santiago, após toda a folia, alegria que infelizmente esse ano não aconteceu, por causa da pandemia, celebra-se a Festa das Cinzas, um dia marcado no calendário dos católicos como o início da Quaresma.

Conforme a tradição, os católicos devem iniciar o dia com um período de jejum, para depois terem um almoço marcado pela imensa fartura.

Como isso a nossa equipa de reportagem saiu para espreitar como é que decorria a venda dos produtos considerados fundamentais para o almoço de hoje.

De acordo com algumas vendedeiras entrevistadas, depois das vendas vão almoçar com os familiares mais próximo, para que juntos se deliciem com várias iguarias, como o peixe seco, cuscuz com mel, xerém, trutchida, couve, mandioca, batatas, coco, entre outras verduras e legumes. Nesta festa, em que todos os que chegam são bem-vindos, o único elemento proibido é a carne e aglomeração.

Recorda-se que o Governo decidiu, em Conselho de Ministros extraordinário prorrogar a situação de contingência por mais 15 dias e não decretar a tradicional tolerância de ponto nesta época de Carnaval e Quarta-feira de Cinzas.

Fonte: Redação TIVER

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.