CV INAUGURA CENTRO DE COLECTA E DE REGISTO DE DADOS POLICIAIS

Cabo Verde inaugurou o Centro de Colecta e de Registo de Dados Policiais (CCRDP), instalado na sede da Polícia Judiciária e financiado pela União Europeia com o apoio técnico da Interpol, no quadro da implementação do SIPAO.

O Sistema de Informações Policiais para a África Ocidental (SIPAO/WAPIS), foi apresentado como um plano da CEDEAO, implementado pela Organização Internacional da Polícia Criminal (Interpol), em proveito dos países da África do Oeste e funciona a nível nacional, regional e global.

A ministra da Justiça, que presidiu à cerimónia de inauguração, enalteceu a excelência deste programa, e considerou que esta aposta representa a materialização da visão do Governo de modo a ir ao encontro do compromisso assumido, tanto a nível da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidente (CEDEAO), como a nível global com a União Europeia.

Cabo Verde, por ser um País aberto ao mundo, explicitou Joana Rosa, não pode deixar de cooperar com o resto do mundo porque a criminalidade organizada não conhece fronteiras, razão pela qual o seu combate somente é eficaz e eficiente quando haja uma cooperação alargada e concertada entre os Estados.

Pretende, com a criação deste Centro, alcançar um conjunto de objectivos “bem definidos e devidamente alinhados com a prática, política e a segurança do País”, visando estreitar os laços de cooperação entre as agências nacionais da aplicação da lei, conferindo-as oportunidades e a possibilidades de trocas de informações com respectivos homólogos.

Joana Rosa explicou que, a nível nacional, pretende criar um sistema de base de dados, administrado pelo CCRDP/DACORE, enquanto responsável pela recolha e centralização, em formato digital, de dados e informações policiais e criminais, emanados de processos penais e a partilha entre as agências de aplicação da lei do País.

No plano regional, afiançou, o sistema nacional será ligado em rede para criar uma plataforma regional, com vista à partilha de informações policiais, sob a égide da CEDEAO.

Já a nível global, esclareceu a governante que cada sistema nacional SIPAO/WAPIS será ligado ao respectivo gabinete central nacional da Interpol, de modo a permitir a troca mundial dos dados nacionais legalmente autorizados, através do Sistema de Comunicação Policial Global Seguro I-24/7 da Interpol.

Já o representante da Interpol, Bruno Samezima, manifestou a honra desta organização para com a implementação deste centro, considerando-o um marco importante na implementação SIPAO em Cabo Verde, alegando que o arquipélago junta-se, com esta aposta, a outros 13 países na região.

“O CCRDP deverá auxiliar a colecta, armazenamento, análise e compartilhamento de dados electrónicos e criminais entre as policiais e agências de aplicação da lei em Cabo Verde, com o objectivo principal de combater todas as modalidades do crime, em particular o crime organizado transnacional, proporcionado um ambiente mais seguro”, concluiu.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *